A EPE – Empresa de Pesquisa Energética e a GIZ, agência alemã de cooperação para o desenvolvimento sustentável, contrataram o laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Climatempo para criar base de dados meteorológicos para os setores eólico e solar. A ideia é desenvolver plataforma digital para permitir o acesso a dados climáticos dos últimos 40 anos do País e ferramentas para auxiliar o planejamento de investimentos nas áreas.
Está prevista a coleta de informações sobre radiação solar e velocidade e direção do vento. Pelo projeto, os dados serão validados por meio de técnicas estatísticas e medições observadas. Isso deve assegurar a confiabilidade do banco de dados, para avaliar o mais próximo possível da realidade o potencial de geração de energia a partir das fontes.
Segundo a EPE, a ausência de uma base de dados mais completa para o País, sem falhas, estimulou o acordo com a GIZ para contratar a Climatempo, empresa considerada referência em análise climática. Para a empresa, o crescimento da produção de energia eólica e solar registrado nos últimos anos demanda a busca urgente pela produção de dados atmosféricos de qualidade, uma vez que esse tipo de geração de energia sofre grande impacto das condições meteorológicas.
Fonte: FotoVolt – 05/05/2022
Esta notícia não é de autoria de Leandro Rudnicki, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.