O Brasil está na vanguarda da energia renovável, com a inauguração da planta de geração solar na usina hidrelétrica de Itumbiara, de FURNAS, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás. Com capacidade de gerar 1 MW, o empreendimento possui dois conjuntos de placas fotovoltaicas, sendo um no solo e outro flutuante sobre a água do reservatório.
O projeto, da BASE Energia Sustentável, em parceria com FURNAS, conta com um eletrolisador que, ao receber a energia gerada pelo sistema fotovoltaico, produzirá hidrogênio verde, a fim de ser armazenado em um tanque especial e utilizado para a produção de energia através de uma célula de combustível.
A inauguração do empreendimento aconteceu nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, com a presença do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do presidente da Elebrobras, Rodrigo Limp Nascimento, do Presidente de Furnas, Clovis Torres Jr. Também são esperados os governadores Romeu Zema, de Minas Gerais e Ronaldo Caiado, de Goiás.
Fonte: O Debate – 08/12/2021
Esta notícia não é de autoria de Leandro Rudnicki, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.