Copel investe em modernização de linhas de transmissão

A Copel iniciou obra para reforçar o sistema de transmissão em Curitiba e na região metropolitana da capital paranaense. O projeto de R$ 36,8 milhões visa aumentar a capacidade de transmissão de energia de duas linhas que integram o Sistema Interligado Nacional (SIN). 

As linhas operam em alta tensão (230 kV) e conectam a subestação Pilarzinho, localizada em Curitiba, às subestações Santa Mônica, na cidade de Colombo, e Bateias, situada em Campo Largo. Os dois circuitos são considerados fundamentais para o atendimento elétrico da região metropolitana, beneficiando mais de 840 mil consumidores.

A obra inclui a substituição de todos os cabos condutores de eletricidade e haverá reforços nas torres metálicas e fundações. A empreiteira contratada pela Copel para esse projeto já montou o canteiro de obras no município de Campo Magro. A primeira etapa dos trabalhos será focada na recapacitação da linha entre Bateias e Pilarzinho, com conclusão prevista para fevereiro de 2022. Na sequência, será realizada intervenção semelhante na linha entre as subestações Santa Mônica e Pilarzinho, entre os meses de março de 2022 e maio de 2023.

A modernização dessas linhas de transmissão foi autorizada pela Aneel e, após a conclusão das obras, a Copel terá uma Receita Anual Permitida (RAP) adicional de R$ 4,2 milhões e a concessão dessas linhas será renovada por 29 anos.

Fonte: Eletricidade Moderna – 04/10/2021

Esta notícia não é de autoria de Leandro Rudnicki, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.