Eternit começa produção em massa de telhas solares para vender no mercado renovável brasileiro

NOVO PROJETO RENOVÁVEL DA ETERNIT ENVOLVE AS NOVAS TELHAS SOLARES E SUA PRODUÇÃO EM MASSA

A Eternit está preparando grande virada, depois de vender telhas de amianto por quase 80 anos, apostando pesadamente no seu projeto de telhas solares para o mercado renovável brasileiro. Após receber a certificação do Inmetro para as telhas solares, a Eternit concluiu, somente nos dois primeiros meses deste ano, mais quatro instalações dos equipamentos além dos dois projetos concluídos em 2020.

NOVOS PROJETOS DE ENERGIA SOLAR

Os novos projetos de energia renovável fotovoltaicos foram instalados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e na cidade de Cambé, no Paraná. O menor deles, em Ourinhos, utilizou apenas 72 telhas solares na instalação, mas projetou uma economia mensal de R$ 50 na conta de luz, com uma capacidade de 70 kWh por mês.

Cada telha solar, produzida pela Eternit, mede 36,4 cm por 47,5 cm e tem uma potência de 9,16 watts, o que indica uma capacidade média mensal de produção de 1,15 Quilowatts-hora. Com isso, o maior projeto renovável da Eternit, o de Marília com 560 telhas solares, aponta uma capacidade de produção de 550 kWh/mês, o suficiente para um abatimento de R$ 390 na conta.

TELHAS SOLARES PODERÃO COBRIR O INVESTIMENTO DA ETERNIT EM ATÉ 5 ANOS

Segundo a Eternit, as telhas solares poderão cobrir seu investimento renovável entre três a cinco anos, e são cerca de 20% mais barato do que um sistema solar convencional. Para que isso seja atingido, são necessárias cerca de 150 telhas solares em uma residência pequena, e pelo menos 600 unidades em casas de alto padrão.

Falando ao podcast “ESG de A a Z” da revista Exame, o presidente do Grupo Eternit, Luís Augusto Barbosa, garantiu estar “seguindo com sucesso as etapas do plano de desenvolvimento”. Segundo ele, a linha de produção já está rodando na fábrica da Tégula Solar em Atibaia, no interior de São Paulo, para atendimento a projetos-piloto para clientes selecionados, e chegará ao mercado no segundo semestre.

SOBRE A ETERNIT

A Eternit, líder de mercado no setor de coberturas, tem atuação no segmento de sistemas construtivos. Além disso, a empresa agrega a expertise e a qualidade de outras empresas, formando um grupo unido.

A companhia de capital aberto tem ações na bolsa de valores oficial do Brasil, negociadas no Novo Mercado renovável, e mantém as mais elevadas práticas de governança corporativa.

A empresa visa ser uma empresa diversificada e rentável no fornecimento de produtos e soluções para construção civil. Manter sua liderança no setor de coberturas e ter participação relevante em outros segmentos, posicionada entre as cinco marcas mais reconhecidas do setor de materiais de construção.

Fonte: Click Petróleo e Gás – Valdemar Medeiros – 21/03/2021

Esta notícia não é de autoria de Leandro Rudnicki, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.