Pequenas centrais de energia que utilizam fontes renováveis terão desconto no preço da eletricidade, segundo projeto do governo

O projeto de lei nº 254/21 estipula que as pequenas centrais de energia que utilizam recursos renováveis ​​podem ter desconto de 50% ou 70% do preço da eletricidade da rede de transmissão e distribuição. A proposta é do deputado Roberto de Lucena e se aprovado, a nova porcentagem se aplicará a pequenas centrais hidrelétricas, usinas solar, parques eólico, fontes de geotérmica, oceânica e biomassa.

O texto aguarda apreciação na Câmara dos Deputados. Atualmente, o desconto mínimo nas tarifas do TUST (Tarifa de Utilização de Serviços de Transmissão) e TUSD (Tarifa de Utilização de Serviços de Distribuição) – que são tarifas pagas na compra da energia elétrica diretamente dos agentes de comercialização ou de geração no mercado livre, que é de 50%. O texto também propõe o estabelecimento de metas regionais para que a pequena geração distribuída participe do suprimento no mercado de autossuficiência e forneça licenças simplificadas para pequenos projetos de geração de eletricidade.

O deputado Rodrigo Lucena (PODE-SP) disse que o objetivo das medidas de estímulo é melhorar o ambiente para a geração de energia renovável e a geração distribuída, nos quais os consumidores produzem a sua própria eletricidade.

As fontes que pertencem a este grupo são consideradas inesgotáveis, pois suas quantidades se renovam constantemente ao serem usadas. São exemplos de fontes renováveis: hídrica, solar, eólica, biomassa (matéria orgânica), geotérmica (interior da Terra), oceânica (das marés e das ondas) e hidrogênio (química da molécula de hidrogênio).

Fonte: Click Petróleo e Gás – Roberta Souza – 02/03/2021

Esta notícia não é de autoria de Leandro Rudnicki, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.