Energia nuclear é melhor do que energia solar porque polui menos, diz especialista

Alternativas renováveis ou nucleares, qual a melhor? Energia nuclear ou energia solar? É sobre isso que o Jornalista e escritor brasileiro Leandro Narloch falou em um bate papo na Rede TV.    

A energia nuclear e a energia solar são os principais competidores pela eletricidade de baixo carbono na maioria dos países. À medida que as tecnologias de energia renovável cresceram em volume e investimento, e se tornaram muito mais baratas, os proponentes nucleares e negadores da ciência climática tornaram-se negadores da energia renovável.

Por que as usinas nucleares são mais confiáveis?  

As usinas nucleares são normalmente usadas com mais frequência porque exigem menos manutenção e são projetadas para operar por períodos mais longos antes do reabastecimento (normalmente a cada 1,5 ou 2 anos).  

Os fatores de capacidade de gás natural e carvão são geralmente mais baixos devido à manutenção de rotina e / ou reabastecimento nessas instalações.  

As plantas renováveis são consideradas fontes intermitentes ou variáveis e são geralmente limitadas pela falta de combustível (ou seja, vento, sol ou água). Como resultado, essas usinas precisam de uma fonte de energia de reserva, como armazenamento em grande escala (atualmente não disponível em escala de rede) – ou podem ser combinadas com uma energia de carga de base confiável como a nuclear.

A energia nuclear é a mais segura de todas e emite zero carbono na atmosfera – afirma Leandro Narloch

Nem a nuclear, nem maioria das tecnologias de energia solar emitem CO2  durante a operação. No entanto, comparações significativas devem comparar ciclos de vida inteiros, desde a mineração das matérias-primas até o gerenciamento dos resíduos.

O físico da energia nuclear e apoiador nuclear Manfred Lenzen  encontrou  emissões médias de ciclo de vida para a energia nuclear, com base na mineração de minério de urânio de alto teor, de 60 gramas de CO 2  por quilowatt-hora (g / kWh), para vento de 10-20 g / kWh e para gás natural 500–600 g / kWh.

‘’A energia solar ocupa mais espaço, e em termos de aquecimento global a energia nuclear é sem duvidas melhor, ’’ afirma Leandro.

É melhor construir mais energia solar ou usinas de energia nuclear?  

Enquanto a energia solar parece mais barata do que a sua concorrente, a intermitência significa que as usinas solares operam com 20 a 30% da capacidade. Isso é inferior à média de 90% para uma usina nuclear.  

Mas nas estimativas atuais, uma usina nuclear é quase 10 vezes mais cara de construir do que a energia solar em escala de serviço público com base no custo por KW, por esse motivo alguns investidores acreditam que não vale a pena.  

Por fim, os países que já adotaram a energia nuclear provavelmente manterão seu uso por enquanto.   Olhando para o futuro, o eventual deslocamento da energia nuclear em favor da energia solar e eólica parece cada vez mais provável. A enorme disparidade de preços na produção de energia nuclear e verde por si só garante uma eventual transição do mercado.

Ao combinar os impactos sociais e ambientais, fica claro que a energia nuclear está rapidamente se tornando obsoleta, mas que dificilmente deixará de ser um alternativa para a maioria dos países que a utilizam.

Fonte: Click Petróleo e Gás – 11/10/2020 – Valdemar Medeiros

Esta notícia não é de autoria de Leandro Rudnicki, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.