Moradores de Ipiranga agora contam com controle eficiente do consumo de energia

Primeira cidade brasileira a contar com rede de distribuição de energia 100% inteligente – smart grid – Ipiranga agora tem também uma funcionalidade exclusiva no aplicativo Copel Mobile: Medições Inteligentes. Ela permite um controle em tempo real do consumo, incentivando o uso consciente e eficiente da energia.

“Além de contar com essa tecnologia avançada, agora os clientes de Ipiranga podem economizar de forma sustentável controlando o consumo de energia de forma eficiente”, explica o diretor presidente da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali. A novidade foi desenvolvida pela área de Projetos Especiais da Copel Distribuição, com o apoio das áreas de Procedimentos Comerciais, de Atendimento Telefônico e Virtual e de Tecnologia da Informação.

Para ter acesso a essa funcionalidade, é preciso baixar a nova versão do aplicativo, disponível nas lojas do IOS e Android, ou atualizar a versão anterior. Feito isso, o consumidor tem acesso ao histórico de consumo faturado dos últimos 6 meses, o consumo do mês atual, a média de consumo dos últimos 6 meses e o consumo diário. O Medições Inteligentes também mostra, em forma gráfica, o consumo ao longo dia e consumo total do dia. Com ele ainda é possível obter uma estimativa de consumo no mês com base dos registros anteriores.

Redes inteligentes

As redes inteligentes de energia – smart grids – contam com medidores que automatizam a medição do consumo, sistemas de reconfiguração de rede (self healing) e reguladores de tensão automáticos – tudo interligado por sistemas de informação e telecomunicações. Em Ipiranga, essa tecnologia avançada está funcionando desde 2018, com excelentes resultados. O acesso automatizado a informações de falta de energia permite agir de forma rápida e certeira para o restabelecimento, por exemplo.

Fonte: Copel – 28/07/2020

Esta notícia não é de autoria de Leandro Rudnicki, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.