LED gera economia em Santa Terezinha de Itaipu

A cidade de Santa Terezinha de Itaipu, no Paraná, já sente os reflexos positivos gerados pela implantação das lâmpadas de LED. Com a adoção do novo sistema, foi possível reduzir em 40% a taxa de iluminação pública. A economia foi viabilizada pelo investimento do município, que substituiu, em 2019, todas as lâmpadas de vapor metálico pelas de LED. Houve a troca de mais de quatro mil lâmpadas distribuídas em toda área urbana do município, incluindo ruas, avenidas, parques e praças.

O secretário da Fazenda, Bruno Spricigo, acrescentou ainda que, com a redução na tarifa de energia elétrica, R$ 1,5 milhão ao ano passa a circular no comércio local. “Além de gerar mais conforto, segurança e economia para o bolso da população, a redução de 40% na taxa de iluminação pública deve contribuir para o aumento das vendas do comércio local”.

Para a efetivação do projeto de Eficiência Energética, que resultou em valor menor na taxa de iluminação pública para o consumidor, foram investidos R$ 4.732.106,00, com recursos próprios do governo municipal obtidos pela Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip).

Custo/Benefício – A utilização de luminárias de LED proporciona que o intervalo entre a manutenção seja maior, possibilitando a redução do custo com mão de obra e equipamentos de manutenção.

Fonte – Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu – 01/07/2020

Esta notícia não é de autoria de Leandro Rudnicki, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.