Mais inteligente e acessível

Automatizar significa integrar sistemas, tornando essas soluções intuitivas ao usuário. Podem ser automatizados alarmes, câmeras, mídias audiovisuais, dispositivos de iluminação e equipamentos de climatização e de controle de acesso, entre outros recursos.

A implantação desse tipo de incremento é factível para ambientes diversos, como residências, áreas comuns de condomínios e edificações de uso comercial ou corporativo, tais como salas de reunião, lojas, clínicas e escolas.

Com a maior disponibilidade de tecnologias e uma significativa redução dos custos, é cada vez maior número de pessoas que interagem com algum nível de automação no trabalho ou em casa.

Os benefícios são compensadores: aumento da segurança (tanto das pessoas quanto do patrimônio); maior eficiência das edificações, representada pela redução do consumo de energia e insumos; manutenção otimizada e conforto adicional.

Apesar dos grandes índices de crescimento já alcançados nos negócios, é certo que ainda existe um enorme potencial para aplicação da automação predial no Brasil, em especial no campo residencial.

José Roberto Muratori, diretor-executivo da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial) confirma que este é um mercado em constante evolução. Ele destaca que o País já conta com as principais e mais atuais tecnologias disponíveis para serem utilizadas nos projetos e nas reformas que visam promover atualização. Além disso, os custos estão caindo progressivamente. “Na automação residencial já chegamos a 50% de queda, nos últimos cinco anos”, informa.

Em 2019 o mercado apresentou uma recuperação ainda tímida, mas positiva. Quanto às perspectivas para o futuro, o segmento corporativo deve acompanhar o ritmo ditado pela construção civil, tanto nos empreendimentos novos como no retrofit.

Fonte: Procel Info – 13/05/2020

Esta notícia não é de autoria de Leandro Rudnicki, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.