Nesta quinta-feira, 5 de março, é celebrado o Dia Mundial da Eficiência Energética. A data, criada em 1998 na Áustria, durante a 1ª Conferência Internacional de Eficiência Energética, tem como objetivo provocar uma reflexão sobre a importância do uso consciente e adequado da energia.
Buscando reforçar a importância do conceito para a sociedade, a terceira edição do Podcast Eletrobras abordou o tema ‘eficiência energética’. O programa, comandado por Bruno Valentim, teve como convidadas a arquiteta da Eletrobras, Estefânia Neiva de Mello, que possui mais de 10 anos de atuação no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), e Rosana Corrêa, arquiteta e fundadora da Casa do Futuro e da EnGuia, startup que presta serviços de consultoria em eficiência energética.
No Brasil, a eficiência energética está presente em vários setores da sociedade, seja por meio de políticas públicas, ações de entidades públicas, privadas ou de Organizações Não Governamentais (ONGs).
Uma das mais conhecidas políticas públicas, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), criado em 1985 pelo governo federal e executado pela Eletrobras, apresenta resultados relevantes para o fomento e conscientização sobre o uso racional de energia elétrica no Brasil. Em sua participação no Podcast Eletrobras, Estefânia Mello contou um pouco da história e dos segmentos de atuação do Procel e comentou os principais resultados alcançados pelo programa. Segundo ela, além da questão energética, a atuação do Procel representa ganhos econômicos e também um grande impacto ambiental, já que a economia de energia diminui a emissão de carbono na atmosfera. “E se você pensar, desde o início do Procel até os dias atuais, foram economizados o equivalente ao consumo de cerca de 80 milhões de residências, o que equivale a certa de 151 bilhões de kWh evitados na conta de energia de todo mundo”, destacou Estefânia.
Já a arquiteta Rosana Corrêa explicou como é o funcionamento da startup EnGuia. O projeto funciona como uma consultoria na área de sustentabilidade e eficiência energética direcionada para o segmento de imóveis de pequeno porte. “A pessoa tem uma ‘dor’, que é a conta de energia, mas ela não consegue pagar uma equipe de engenharia especializada para fazer um projeto de eficiência energética. Então, o que a gente fez foi desenvolver uma plataforma, que é um site, e que consegue chegar a essas pessoas de uma maneira gratuita levando esse tipo de conhecimento”, explicou.
Eficiência energética no dia a dia
O podcast também abordou o conceito de eficiência energética e a sua aplicação no cotidiano das pessoas. Estefânia Mello lembrou que eficiência energética é realizar uma mesma atividade usando menos energia elétrica. Ela destacou que esse conceito pode ser aplicado em várias atividades na indústria, comércio, residências ou iluminação. Já Rosana Corrêa afirmou que o grande inimigo da eficiência energética é o mau hábito de uso da energia elétrica. Ela ressaltou que muitas pessoas não levam em consideração o impacto do consumo de energia, por exemplo, de uma lâmpada acesa em local sem nenhuma pessoa, já que esse gasto desnecessário, muitas vezes, não vai representar um grande aumento na conta de luz.
Na entrevista, Estefânia Mello menciona o Selo Procel de Economia de Energia. Na opinião dela, o selo é uma ferramenta muito importante no momento de comprar equipamentos mais eficientes. “A escolha do equipamento mais eficiente é uma barganha do consumidor na hora que ele vai na loja para adquirir uma geladeira, um micro-ondas, um ar-condicionado, uma lâmpada, ou qualquer equipamento que a gente usa na nossa casa e que consuma energia elétrica. E aí, nesse ponto, adquirir um equipamento com o Selo Procel já garante para o consumidor que ele estará optando por um equipamento mais eficiente, mesmo não sabendo tecnicamente o que significa eficiência energética. O selo é um certificado de que o consumidor está fazendo a melhor escolha”, disse.
O programa tratou de outros temas relacionados à eficiência energética, como edificações sustentáveis e eficientes. Estefânia Mello destacou que o Procel Edifica atua diretamente com construções, para que sejam mais eficientes tanto no uso de equipamentos quanto na arquitetura e nos sistemas construtivos instalados. Ela também mencionou que, desde 2014, está disponível para o setor da construção civil, o Selo Procel Edificações. Em cinco anos, a certificação proporcionou uma economia de 18,9 gW/h nas edificações construídas que foram contempladas com o Selo Procel Edificações. A entrevista abordou o grande potencial de economia de energia presente nas edificações brasileiras, apresentou dicas sobre a forma correta de construir e utilizar uma edificação de maneira eficiente e tratou da Chamada Pública Procel Edifica NZEB, que vai selecionar quatro edificações com balanço energético próximo de zero.
A íntegra do Podcast Eletrobras – Eficiência Energética está disponível no aqui.
Podcast Eletrobras
Lançado no último dia 31 de janeiro, o Podcast Eletrobras apresenta quinzenalmente, às sextas-feiras, conteúdo sobre sustentabilidade, direitos humanos, energia limpa e outros assuntos que integram os valores, a visão de futuro e a forma como a Eletrobras impacta positivamente o mundo. No programa de estreia, o entrevistado foi presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior. Na ocasião, o executivo falou sobre a abordagem da sustentabilidade como tema central no Fórum Econômico Mundial, realizado em janeiro na cidade suíça de Davos, e sobre a relevância do assunto para a estratégia da empresa. Já o segundo episódio, veiculado em 14 de fevereiro, contou com a participação do gerente da área de Meio Ambiente da companhia, Aníbal Rodrigues, e da coordenadora de projetos do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Kamyla Borges. No programa, eles debateram impacto das mudanças climáticas nas atividades econômicas e na geração e transmissão de energia. A próxima edição do Podcast será especial, comemorativa ao Dia Internacional da Mulher; portanto, irá ao ar no dia 06 de março.
Fonte: Procel Info – Tiago Reis – 04/03/2020
Esta notícia não é de autoria de Leandro Rudnicki, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.