Jaraguá do Sul adota telegestão para a iluminação pública

Santa Catarina – A prefeitura de Jaraguá do Sul, acaba de adotar um sistema de telegestão para a iluminação pública da cidade. A tecnologia vai permitir que seja feito o controle da luminosidade de mais de 300 luminárias de LED instaladas no município catarinense, de acordo com a necessidade dos diferentes horários e dias da semana.

O secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, afirma que esta é a primeira etapa do projeto e que a intenção da prefeitura é estender a ação para outros pontos da cidade. 

Ele informa ainda que é possível reduzir a iluminação pela metade, conforme a demanda, sem prejudicar a qualidade do serviço. O sistema de acesso remoto permitirá o controle em tempo real e o monitoramento poderá ser feito até mesmo por telefone celular. “O objetivo é fazer o controle, reduzindo a luminosidade em horários de menor fluxo de pessoas e veículos, gerando uma economia significativa e aumentando a vida útil destes equipamentos”, explica. 

Ainda não há estimativa da economia que será gerada na conta de energia pública do município. De acordo com o secretário, a prefeitura está oficializando um pedido para que a Celesc, distribuidora que atende a região, possa fazer as adequações necessárias para controlar o consumo individual das luminárias.

Fonte: Procel Info

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.